FAQ - perguntas mais frequentes


inscrição candidato

Há algum requisito para que me possa inscrever no GESP?
De facto há, o GESP - Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais da Universidade de Aveiro funciona em exclusivo para os alunos/licenciados da Universidade de Aveiro. Assim, apenas são validadas e aceites as inscrições de alunos e ex-alunos desta Instituição de Ensino Superior.

O que tenho de fazer para me inscrever no GESP?
Basta entrar na Página Web do GESP, clicar em Inscrição Candidato, ler com atenção toda a informação e proceder ao correcto preenchimento dos campos solicitados de acordo com as indicações fornecidas. Não são aceites CVs via correio, fax ou e-mail.

O que posso colocar nos Anexos?
Pode anexar documentos que reforcem/complementem o seu CV. A título de exemplo: Carta de Apresentação, Carta de Recomendação, Certidões de Habilitações, Diplomas de Participação (em Congressos, Seminários, Colóquios e outros eventos congéneres). Também poderá colocar o relatório de um Projecto Final de Curso e/ou de outro Projecto em que tenha participado. Caso a formação do candidato esteja relacionada com criação/concepção ao nível de design, arte, comunicação entre outros, poderá colocar imagens/conteúdos da sua autoria (ex: portfolio). A capacidade máxima de informação permitida é de 2 MB, tendo os documentos de estar num único ficheiro de formato PDF.
Não poderá introduzir um CV dado que o sistema informático gera automaticamente um CV. Os anexos têm como objectivo possibilitar aos candidatos a disponibilização de informação mais personalizada, permitindo uma maior diferenciação entre si.

Quais são os procedimentos do GESP dada uma nova inscrição de candidato?
Numa primeira fase o GESP analisa o CV. Se o CV cumprir as regras definidas pelo GESP o CV é validado, recebendo o candidato no seu e-mail um login (utilizador) e uma password (palavra-chave) que serve para aceder à sua ficha de candidato. De seguida, o CV é enviado para as ofertas de estágio/emprego a que responde.
Caso não cumpra os critérios mínimos, o CV do candidato não é validado, recebendo este um e-mail a solicitar que volte a fazer a inscrição.


ofertas estágio/emprego

O que devo fazer para concorrer às propostas de estágio/emprego?
Não é necessário qualquer procedimento da parte do candidato. Após a validação da sua inscrição, o seu CV será enviado pelo GESP (caso tenha indicado que se encontra disponível) para as “Ofertas de Estágio/Emprego” a que o seu perfil corresponda, tendo em conta as suas preferências geográficas, os conhecimentos linguísticos, a posse de carta de condução, a formação adquirida na Universidade de Aveiro, o ano de graduação, a situação académica, a disponibilidade, o tipo de saída profissional que procura (estágio/emprego) e respectivo âmbito (nacional/internacional). Assim, a Listagem de Ofertas de Estágio/Emprego tem apenas um cariz informativo, pelo que não é necessário qualquer procedimento por parte do candidato.

É possível obter mais informações sobre determinada oferta de estágio/emprego?
De facto não é possível obter mais informações para além das que estão disponíveis na lista “Oferta de Estágio/Emprego”. Este sigilo está acordado com as empresas/instituições e tem como objectivo a capitalização de todas as ofertas para os alunos/diplomados da Universidade de Aveiro.

É necessário manifestar o meu interesse por determinada Oferta?
Não é necessário. Se um candidato está inscrito e disponível presume-se que esteja interessado em todas as Ofertas a que responde e daí o GESP promover o respectivo CV junto das entidades interessadas. Da parte dos candidatos o importante é manter o CV e Anexos actualizados e atractivos para aumentar as possibilidades de serem seleccionados pelas empresas/instituições.

Como sei que o meu CV foi enviado para determinada(s) oferta (s) de estágio/emprego?
Receberá no e-mail indicado no CV do GESP uma mensagem a informar que o seu CV foi enviado para determinada(s) a(s) oferta(s) de estágio/emprego com a indicação do endereço electrónico da(s) oferta(s) em causa. Atenção que o número que aparece no link não corresponde ao número da Ofertas - aquele que aparece na listagem da página do GESP.

Quem define os diferentes itens de cada Oferta, tal como a formação procurada, os conhecimentos linguísticos necessários, a necessidade ou não dos candidatos terem carta de condução, o ano de graduação dos candidatos e o tipo de saída profissional oferecido?
As ofertas são inseridas directamente pelas empresas/instituições, pelo que os itens de cada Oferta são definidos pela respectiva empresa/instituição que melhor sabe e conhece a (s) necessidade (s) em causa.

Como posso saber se determinada oferta ainda está válida?
Nos contactos estabelecidos com a empresa/instituição, o GESP solicita a disponibilização de informação relativa à data de conclusão do processo de selecção e recrutamento, bem como a identificação do candidato escolhido. Quando a empresa/instituição preenche a vaga, fornece estas informações ao GESP, deixando a Oferta em causa de estar visível na Listagem de Ofertas de Estágio/Emprego, que pode ser consultada na Página WEB do GESP.
No entanto, a data do início de estágio/emprego indicada pode não corresponder à data de início efectivo, já que por vezes se verificam atrasos no processo de selecção do candidato.

Quando é que os currículos são facultados às empresas/instituições?
Esta informação é disponibilizada após a introdução de uma nova oferta por parte da empresa/instituição.


actualizar o CV

Existe a possibilidade de recuperar o login (utilizador) e a password (palavra-chave) para aceder ao meu CV?
Sim, basta que envie um e-mail para estagios@adm.ua.pt a solicitar estes dados. Não se esqueça de indicar no e-mail o nome e o número mecanográfico.

Como posso proceder à actualização do meu CV no GESP?
Apenas tem de entrar na Página WEB do GESP, seleccionar o item alunos e diplomados, depois seleccionar login, continuar para login e introduzir os dados pedidos – o login (utilizador) e a password (palavra-chave) que lhe foram enviados por e-mail. Se alterou estes dados então terá de introduzir os que definiu por último.

Recebi um mail do GESP a informar que não acedo ao meu CV no sistema há mais de 2 meses e que a minha inscrição será congelada dentro de 1 mês. O que devo fazer?
Para que tal não aconteça deve aceder ao seu CV e verificar se todas as informações se mantêm correctas de 2 em 2 meses. Esta obrigatoriedade prende-se com o objectivo do
GESP ter os CVs sempre actualizados. A informação apresentada nos CVs tem de estar sempre actualizada, sendo esta uma condição bastante valorizada pelas empresas/instituições. O bom serviço do GESP depende disso, assim como, potencia a inserção dos candidatos no mercado de trabalho. Um CV que apresente informação desactualizada prejudica a imagem do candidato.


recrutamento e selecção

O GESP rege-se por algum critério de selecção de candidatos?
Não, os currículos são enviados para todas as Ofertas das empresas/instituições a que o perfil do candidato responda, sendo que as empresas/instituições são responsáveis pela selecção e recrutamento.

Como tenho conhecimento de que fui seleccionado(a) por uma empresa/instituição que colocou uma Oferta do GESP?
O processo de selecção e recrutamento é efectuado pela empresa/instituição, pelo que a transmissão dessa informação ao candidato é da responsabilidade da entidade que disponibilizou a Oferta.

Caso aceite uma proposta de estágio/emprego, o que devo fazer?
Deve entrar na página WEB do GESP, aceder ao seu CV e no campo designado “estágio/emprego” alterar a informação do item “Disponível”, clicando na opção “Não”. A partir desse momento, o seu CV deixa de ser enviado para as empresas/instituições, dado que não está disponível. Esta informação/situação poderá ser alterada mais tarde.